Por Karina Castilho
Você já sentiu o “cheiro de esperança”? Eu já.
Estava passando por um momento difícil; sentia angústias, indecisões, tristezas e até dores físicas. Creio que todos já passaram por uma situação assim, ou até mesmo parecida, seja por algo ou alguém. Momentos de incerteza, desespero por respostas ou até vontade de realizar algo novo. Desafiar-se! Mas aí, ao olhar para sua limitação, seja ela qual for, acaba acreditando fielmente que o seu sonho ou projeto de vida está muito longe de acontecer. Às vezes, você nem tem mais sonhos. Encontra-se tão desmotivado ou quem sabe tão realizado em tudo, que nem alça projetos maiores. Deixe-me falar algo importante.
Quando enfrentamos situações assim, digo enfrentar porque é bem isso o que você deve fazer – acomodar-se ou acovardar-se definitivamente não é o melhor para você – é bem provável que as coisas comecem a mudar. Vai dizer que você nunca pensou: “Poxa! Se aquela pessoa mudasse minha vida seria melhor”; “Gostaria tanto de estar morando em outro lugar, fazendo outra coisa”, ou “Não consigo ser alguém melhor ou um profissional valorizado porque não tenho oportunidades – ou meu chefe é...”. Ráh! Acho que pensamentos lineares como esses já ocorreram ai na sua cabecinha. Pois bem! Quando isso acontece, você acaba perdendo um tempo danado murmurando, além de estar desvalorizando o que mais merece atenção e valor em todo o caos: VOCÊ! Isso mesmo. Ao se “preocupar” com os outros ou com o que deveria mudar no seu mundinho, acaba esquecendo-se de querer mudanças em você.
Ao morrer na cruz por todos, Jesus deu uma prova de amor indescritível, irrevogável e totalmente amável. Você existe porque Ele pagou o preço por sua vida. “O pecado que lhe traz a paz estava sobre Ele”. Então, como podemos ser tão egoístas em acharmos que as coisas só melhoram quando tudo ao nosso redor mudar? Você é o principal fator de mudanças. Foi por você que Jesus morreu e ressuscitou. É você quem importa e tem um valor máximo.
Ao abrir o nosso entendimento para esta verdade, e olha que não estou falando de religião, mas sim, de algo que é imutável - independe de crenças e opiniões: “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”. Ou seja, quando permitimos ser transformados e restaurados em nossos velhos conceitos de valores “mundanos”, que acabam se tornando mais fortes quando enfrentamos aquelas situações mencionadas no início, passamos a desejar fervorosamente uma mudança, ops*, percebe que a partir daí a esperança pode renascer?! A força surge a todo vapor. É tão boa a sensação de “eu quero viver, eu tenho muito pra realizar...”
A Bíblia diz que devemos "ter na memória aquilo que nos dá esperança”. O que tem ocupado a sua mente? O que te impede de ser uma pessoa determinada e cheia de esperanças? Em quem você tem depositado a sua confiança?
Vontade e fé para viver mais e melhor, aliadas com mudanças de pensamentos e atitudes geram em nós bons frutos, inclusive o da esperança. E ai? Já consegue sentir o “cheiro de esperança” em sua vida?
Continua...
Toc toc toc...Por favor, bata antes de entrar e ao entrar pode sentar, tomar um café com pão e puxar um texto à mão. A intençâo não é rimar, não! Mas a coincidência das letras e a melodia dos sons é tão gostosa quando sai assim, sem querer, sem razão. Então aproveite! Sente-se e deguste. Leia e enriqueça sua alma, dê vida aos seus sonhos...Descanse no refrigério de uma palavra, deleite-se na verdade de uma simples fala. Quem escreve sua vida melhora, quem lê conhece um mundo lá fora! KC
terça-feira, 9 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
Provado para ser Aprovado
Por Karina Castilho
Quando ouvi essa expressão “provado para ser aprovado”, confesso que fiquei pensativa por alguns instantes, não que ela não seja de conhecimento comum, mas porque me trouxe a memória o fato das pessoas, incluindo a mim, cansarem de esperar por algo chamado ‘Promessas de Deus’.
Resistir ao famoso teste do tempo quando estamos ali, tão limitados e frágeis, não é lá uma tarefa muito fácil. Mas temos algo valioso do Senhor, que são as suas Palavras e suas promessas para nós, talvez por isso aceitamos o desafio de esperar, mas nem sempre o de ser provado.
A Bíblia nos relata grandes momentos de desafios. Observe a vida de Jó. Homem temente a Deus, que amava o Senhor, mas que também passou por uma das mais fortes provações, e foi aprovado. Podemos voltar um pouco mais nas Escrituras e observarmos Moíses: um homem que caminhou 40 anos no deserto para chegar à terra prometida. E olha que ele nem chegou a entrar nessa terra, mas nem por isso deixou de obedecer e declarar o poder do Senhor. Lembra do Monte Sinai? Foi para Moíses que Deus entregou os 10 mandamentos, além de tantos outros milagres e relatos da mão forte do Senhor sobre sua vida. Moíses, um homem que teve uma amizade com o Altíssimo, que privilégio! Ainda preciso dizer que ele era um servo aprovado por Deus?
Também temos outro exemplo, o profeta Elias. Esse também foi provado para ser aprovado. Lembra da rainha que quis matar Elias e ele fugiu para preservar a própria vida? Como nos sentiríamos se soubéssemos que a autoridade máxima de uma nação está querendo nos matar? Será que suportaríamos tal provação? O profeta Elias correu para preservar a própria vida, mas sabemos que ele confiava no Senhor, tanto que Deus cuidou dele enviando um anjo para alimentá-lo. Destaco aqui outro privilégio: acordar e ser alimentado pelo anjo do Senhor. Sim! Quando Elias reconheceu sua limitação e confiou no Senhor, ele foi aprovado por Deus.
Esses homens confiavam em Deus. Eles sabiam que algo tremendo e maior o Senhor ainda realizaria. E Ele o fez: Jesus Cristo, nosso Salvador!
Você pode observar através desses exemplos o quão incontáveis são os feitos do Senhor, seus livramentos, Palavras e promessas para o seu povo. Mas, como esses homens mencionados e tantos outros puderam ou conseguiram resistir ao teste do tempo e esperar a promessa de Deus se cumprir em suas vidas? O que nos faz pensar que conseguiremos viver as promessas do Senhor como Jó, Moíses ou Elias?
Penso que podemos encontrar a resposta na certeza de que o Senhor é o mesmo e não muda. Ele disse que é o mesmo e que Nele não há variação de dúvidas. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Essa é uma certeza para o nosso coração, pois assim como o Senhor abençoou esses homens, nós também podemos ser tocados pela graça do Pai. E ainda temos a Palavra de vida que Deus nos dá em Jeremias: “Eu é que sei que pensamento tenho sobre vós, pensamentos de paz e não de mal”.
Você gostaria de ser aprovado por Deus? Respire. Você certamente será provado! Acredito que muitos já questionaram sobre o por quê de ser provado para ser aprovado. Penso que muitas pessoas querem a bênção e não o abençoador, muitas pessoas querem ser abençoadas, libertas, curadas, mas só algumas aceitam ter um compromisso, um relacionamento com Deus. Penso nessa hipótese baseado no que diz a Palavra: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Essa promessa não é para os que desejam somente a coroa da vida e sim, para aqueles que permanecem firmes e fiéis, meus amados. São para esses a aprovação do Senhor!
Quando tudo passar e você já tiver sido provado, acredite! A promessa da Palavra prevalecerá, ela resiste ao teste do tempo, supera dores e insatisfações, alivia o coração oprimido, fortalece o abatido!
Muita paz, força, saúde, estratégias e amor para que você vença em Jesus Cristo! Dedique-se a conhecer mais de Deus, dedique-se àquilo que agrada ao coração do Pai. “Deleita-te também no Senhor, e Ele concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37.4)
Está disposto a começar hoje esse desafio? Anime-se! O Senhor fará de você uma pessoa melhor e mais forte a cada dia. Aceite ser provado para ser aprovado!
Deus lhe abençoe!
Assinar:
Postagens (Atom)