
Por Karina Castilho
Quando ouvi essa expressão “provado para ser aprovado”, confesso que fiquei pensativa por alguns instantes, não que ela não seja de conhecimento comum, mas porque me trouxe a memória o fato das pessoas, incluindo a mim, cansarem de esperar por algo chamado ‘Promessas de Deus’.
Resistir ao famoso teste do tempo quando estamos ali, tão limitados e frágeis, não é lá uma tarefa muito fácil. Mas temos algo valioso do Senhor, que são as suas Palavras e suas promessas para nós, talvez por isso aceitamos o desafio de esperar, mas nem sempre o de ser provado.
A Bíblia nos relata grandes momentos de desafios. Observe a vida de Jó. Homem temente a Deus, que amava o Senhor, mas que também passou por uma das mais fortes provações, e foi aprovado. Podemos voltar um pouco mais nas Escrituras e observarmos Moíses: um homem que caminhou 40 anos no deserto para chegar à terra prometida. E olha que ele nem chegou a entrar nessa terra, mas nem por isso deixou de obedecer e declarar o poder do Senhor. Lembra do Monte Sinai? Foi para Moíses que Deus entregou os 10 mandamentos, além de tantos outros milagres e relatos da mão forte do Senhor sobre sua vida. Moíses, um homem que teve uma amizade com o Altíssimo, que privilégio! Ainda preciso dizer que ele era um servo aprovado por Deus?
Também temos outro exemplo, o profeta Elias. Esse também foi provado para ser aprovado. Lembra da rainha que quis matar Elias e ele fugiu para preservar a própria vida? Como nos sentiríamos se soubéssemos que a autoridade máxima de uma nação está querendo nos matar? Será que suportaríamos tal provação? O profeta Elias correu para preservar a própria vida, mas sabemos que ele confiava no Senhor, tanto que Deus cuidou dele enviando um anjo para alimentá-lo. Destaco aqui outro privilégio: acordar e ser alimentado pelo anjo do Senhor. Sim! Quando Elias reconheceu sua limitação e confiou no Senhor, ele foi aprovado por Deus.
Esses homens confiavam em Deus. Eles sabiam que algo tremendo e maior o Senhor ainda realizaria. E Ele o fez: Jesus Cristo, nosso Salvador!
Você pode observar através desses exemplos o quão incontáveis são os feitos do Senhor, seus livramentos, Palavras e promessas para o seu povo. Mas, como esses homens mencionados e tantos outros puderam ou conseguiram resistir ao teste do tempo e esperar a promessa de Deus se cumprir em suas vidas? O que nos faz pensar que conseguiremos viver as promessas do Senhor como Jó, Moíses ou Elias?
Penso que podemos encontrar a resposta na certeza de que o Senhor é o mesmo e não muda. Ele disse que é o mesmo e que Nele não há variação de dúvidas. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Essa é uma certeza para o nosso coração, pois assim como o Senhor abençoou esses homens, nós também podemos ser tocados pela graça do Pai. E ainda temos a Palavra de vida que Deus nos dá em Jeremias: “Eu é que sei que pensamento tenho sobre vós, pensamentos de paz e não de mal”.
Você gostaria de ser aprovado por Deus? Respire. Você certamente será provado! Acredito que muitos já questionaram sobre o por quê de ser provado para ser aprovado. Penso que muitas pessoas querem a bênção e não o abençoador, muitas pessoas querem ser abençoadas, libertas, curadas, mas só algumas aceitam ter um compromisso, um relacionamento com Deus. Penso nessa hipótese baseado no que diz a Palavra: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Essa promessa não é para os que desejam somente a coroa da vida e sim, para aqueles que permanecem firmes e fiéis, meus amados. São para esses a aprovação do Senhor!
Quando tudo passar e você já tiver sido provado, acredite! A promessa da Palavra prevalecerá, ela resiste ao teste do tempo, supera dores e insatisfações, alivia o coração oprimido, fortalece o abatido!
Muita paz, força, saúde, estratégias e amor para que você vença em Jesus Cristo! Dedique-se a conhecer mais de Deus, dedique-se àquilo que agrada ao coração do Pai. “Deleita-te também no Senhor, e Ele concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37.4)
Está disposto a começar hoje esse desafio? Anime-se! O Senhor fará de você uma pessoa melhor e mais forte a cada dia. Aceite ser provado para ser aprovado!
Deus lhe abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário