segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM


A viagem humanitária para o sertão de Alagoas não foi algo planejado. Foi um chamado inexplicável. Sem dúvida, uma experiência memorável, pessoal e sobrenatural.

Desde que meus valores e conceitos foram transformados pela Palavra de Deus, passei a ter sonhos desafiadores, entre eles, diminuir o meu EU para que Deus pudesse me encher com o Seu Espírito Santo e assim realizar em mim o Seu querer (“Não mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim”). Clamei para ser um instrumento do Senhor, onde quer que eu fosse e em tudo o que fizesse, inclusive, como jornalista – tenho um amor absurdo por esse talento que Deus me deu. Mas acredite: não é fácil! Não é rápido e mágico como um estalar de dedos; abrir o coração para verdadeiramente servir vai além do entendimento humano e não se resume em favores, doações ou “boas ações”. E essa atitude não nos faz melhor que outras pessoas, por isso, disse no início que é uma experiência bem pessoal. Mas agora quero falar especificamente sobre a viagem a Alagoas, em princípio.


O projeto Abrace foi desenvolvido pela Terceira Igreja Batista de Marília-SP, para cuidar de pessoas carentes oferecendo tanto ajuda material quanto espiritual. Em cada lugar do país onde é realizado esse projeto, leva-se o nome da cidade ou Estado. Então, este foi nomeado como:

Projeto Abrace Alagoas


Após meses de campanha para arrecadar doações – e parabéns aos marilienses e para cada pessoa que de alguma forma contribuiu para que este projeto acontecesse -, uma equipe de 20 voluntários (inclusive com profissionais de várias áreas),também se preparou para seguir rumo ao estado de Alagoas. E assim sucedeu. No dia 2 de Fevereiro de 2011 começamos a nossa viagem e fomos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo-SP, com destino à Maceio-AL. E para a alegria e correria da turma,uma rápida escala em Salvador-BA.


Já em Maceió, fomos recebidos pela equipe da Igreja Batista do Tabuleiro, que através do Pr. Anderson, foi responsável pela recepção e acompanhamento dos voluntários da TIBM (Terceira Igreja Batista de Marília) até o sertão de Alagoas, em São José da Tapera – por acaso a cidade mais pobre do Brasil, segundo pesquisas do IBGE. E lá fomos nós – dia 4 de Fevereiro.


Naquele local, encontramos uma cidade muito simples, diria até precária. Alguns assuntos foram chocantes, como a falta de água - e não foram apenas algumas horas. TODOS OS DIAS acabava a água; cheguei a escovar os dentes, mais de uma vez, com um copo descartável pois era tudo o que tinha de água para cada pessoa. Além disso, a questão da “higiene”, ou falta dela, foi outro susto. Em algumas ruas era possível acompanhar parte do esgoto à luz do sol e pior, crianças brincando ao redor como se àquela fosse a água mais limpa do mundo ou como se nada demais estivesse acontecendo. Triste!

Sem detalhar, ainda tem outro assunto que vale mencionar. Lá não existe açougue. Quer comprar carne? Simples. Na tradicional feira, você pode escolher a sua carne ao “ar livre”. Isso mesmo. As carnes ficam expostas, sem refrigeração, como um tomate vendido na quitanda. Não sou uma mulher fresca, mas nessa viagem tive a certeza disso, porém, preciso dizer: não consegui comer carne por lá. Não dava.


Em compensação, comi uma larva (bigato mesmo rs). São pequenos seres que vivem dentro dos coquinhos. Fui desafiada a comer. Desafio aceito! Nessas horas, a “frieza” de uma jornalista ajuda e muito! Tenho tudo registrado em vídeo, desde a comercialização da carne à degustação da larva. Depois publico para quem quiser ver. Ah! Um transporte muito comum em Tapera são os jegues.


Mas esses são alguns detalhes diferentes da pequena Tapera. Nada comparado à beleza, simplicidade e carinho da população. Olhos que ao encontrar os nossos clamavam por socorro, por uma mínima esperança que fosse.


Nunca vi um povo tão carente, acolhedor e sedentos por algo que humanamente não podemos dar. Eles queriam mais de Deus, queriam conhecer Jesus e ter suas vidas restauradas, transformadas... Desejavam novos sonhos! E sem saber, algumas pessoas de Tapera também despertaram em mim o desejo de novos sonhos e desafios. Meus olhos foram abertos.


Diariamente caminhando sob um sol e calor mínimo de 40 graus, conhecemos histórias e experiências que nos deram uma verdadeira lição de vida e aprendizado. Foram manhãs, tardes e noites de evangelismo e de cuidado com o próximo. A senhora (na foto acima)fez sua primeira refeição do dia às 16hs - sem comentários, né?!


Também foi impossível não se apaixonar por todas as crianças que participaram do Kids Games.

Eu mesma, se pudesse, teria adotado duas em especial: a Giovana e o Vitor (acima). Não conseguirei explicar aqui, mas de algum modo essas duas crianças roubaram o meu coração com um só olhar!

E claro, não posso deixar de falar do Ronaldo. Um menino esperto e craque de bola, escondido na seca do sertão. Quem sabe em uma próxima estação, a chuva apareça pra regar alguns sonhos. Para ele não precisa de muito, não! Basta carinho, atenção, bons estudos e alimentação. Mas se você der uma chance, esse garoto vai lhe mostrar que bate um bolão, que sonha em defender a nação. São os Ronaldos da vida...


Em Tapera também conheci adultos que me desconcertaram e melhor, me fizeram ver o quanto Deus é bom e o Seu amor realmente é pra sempre. Após evangelizarmos Maria Katiane (Kátia), durante a feira (eu estava acompanhada dos meus amigos Pr. Éder, Tânia e Monique), fizemos uma visita em seu lar. Pude falar de Jesus para ela e sua família. Foi um tempo único e precioso ver aquelas pessoas se rendendo ao amor de Cristo! Pensei até que estava tudo bem, que a obra tinha sido feita. Mas Deus me surpreendeu de novo, e no culto de quarta-feira à noite na Igreja Batista de Tapera (liderada pelo querido Pr. Alexandre), a Kátia foi com sua família assistir ao culto e entregou sua vida para Jesus.

Até o seu semblante já estava diferente. Quanto a mim, levei muito tempo para me recompor, tamanha emoção que senti – especialmente quando seus filhos me abraçaram agradecendo por tudo o que estava acontecendo na família deles. Na verdade, eles são gratos a Deus; fui apenas um instrumento junto com meus amigos e irmãos em Cristo!


E esse é outro assunto que pretendo compartilhar com vocês. Deus me deu novos amigos. Guerreiros que foram alistados para o mesmo Exército que eu e que seguem com o mesmo objetivo:

Para que todos conheçam a Jesus em todos os lugares e de todas as formas

ps* Visitamos a praia de Pajuçara em Maceió. ié?! rs


Bjos e bjokas ;)

2 comentários:

  1. Oi, Kakau!

    Finalmente vim ler suas notícias no blog.
    Preciso confessar: os seus olhos foram abertos, mas os meus encheram-se de lágrimas. Não apenas pelas histórias que você contou, mas pela forma como o fez.
    Realmente Deus deu um dom a você, e não tenho dúvidas - também não as tenha você - de que sua vida será ainda muito mais usada por Ele, e que você irá mais longe, pois o seu talento abre portas e transpõe barreiras.
    Além disso, não são todas as pessoas que se dispõem a desbravar um lugar desconhecido pelo prazer de abençoar e levar Deus ao próximo.
    O seu coração voltou cheio, no deles, ficou um vazio pela sua ausência. Você estará para sempre com eles - nas lembranças, nos olhares, nos cuidados, na eternidade.

    É uma pena não podermos mais estar tão juntas. Sua amizade é um cachoeira para mim: sempre trazendo águas novas e frescas.

    Muito obrigada por compartilhar o que Deus fez naqueles dias no #AbraceAlagoas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ein! :D
    Kah, ficou Muito bom! Parabéns!
    Saudades de voce maninha :/

    beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir