sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dependência

Quando estamos enfrentando uma situação difícil, temos uma ótima oportunidade para demonstramos a Deus que o amamos e dependemos Dele em qualquer circunstância, e não apenas quando julgamos estar bem. Deus é Deus. É digno de ser adorado em todo o tempo. Quando entendemos isso, milagres acontecem...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Identidade

Buscar e consolidar a identidade em Cristo é viver a plenitude de Suas promessas

Por Karina Castilho

“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos” Jó 42:5

Como desenvolver uma identidade, quando na verdade, ainda não descobrimos por completo quem somos? Fazer boas escolhas e ter um auto-conhecimento apurado são fatores totalmente desejavéis, mas atingir esse ápice requer um critério valioso: conhecer a Deus. E não limitar esse conhecimento é o primeiro passo.

“Eis que as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” 2 cor 5:17

Não é estranho quando as pessoas o conhecem superficialmente e já supõe uma falsa idéia sobre você? Ou então dizem que até o conhecem, assim, “por cima”? Qualquer pessoa pode dizer isso, mas quando ouvimos alguém que amamos dizer que não sabe quem somos, ficamos incomodados. Com Deus é do mesmo jeito, dizer apenas que o conhecemos é pouco para demonstrarmos nosso amor e recebermos o quanto Ele pode nos dar, e isso também inclui confirmar uma identidade no Senhor. Ao aceitarmos Jesus como nosso Senhor e Salvador, a transformação e alegria em nosso rosto é visível, pois Deus nos enche com sua Graça. Tudo é lindo, vida nova, mas espera um pouco, onde fica a identidade pessoal quando aceitamos a Cristo?


“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gn 1: 26

Quando temos um alvo, que nesse caso é ser plenamente uma nova pessoa em Cristo Jesus, precisamos atentarmos para o que chamamos de foco. Não perder o foco nos faz pessoas determinadas, capazes de vencer e com uma identidade inabalável. Os Behavioristas dizem que a personalidade das pessoas são formadas por conceitos próprios e pelo meio social onde está inserida. Atentarmos para os lugares, amizades e escolhas que fazemos ajuda a definir nossa identidade, que sem dúvida, deve estar ligada à de Jesus.


“Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mt 6:33

Ser semelhante a Cristo significa desejar ardentemente uma identidade incorruptível, também é se dedicar em oferecer o melhor para as pessoas, é obedecer ao “ide”. Ter uma identidade como a de Jesus é buscar constantemente ao Pai, é ministrar palavras de vida, de vida eterna. É acreditar no poder de Deus e dizer: Em nome de Jesus, levanta e anda (Atos 3:6). Ser semelhante a Cristo requer que deixemos a nossa vontade, o egoísmo de lado e busquemos ter uma vida melhor dedicando mais tempo ao Senhor e abençoando ao próximo.

Quais são as suas prioridades hoje? Qual tempo você tem dedicado em ter um relacionamento com o Senhor, em cultivar sua identidade em Jesus? O seu precioso tempo de vida tem se perdido em meio às confusões, decepções, mentiras e atitudes desonestas?

“Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no SENHOR, nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno” II Cr 19:7

A medida que nos afastamos de Deus, nosso caráter é fácilmente corrompido. Quanto mais andamos com Jesus, mais parecidos com Ele ficamos. Não limite o seu relacionamento com Deus apenas em orar uma vez ao dia, a cantar um louvor em casa ou na igreja. Estabeleça alvos, alcance seus objetivos!


“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” Hb 12:2

Jesus, com sua identidade inabalável em Deus, nunca perdeu uma batalha, nunca se frustrou, não havia espaço em seu coração para amarguras. Ele venceu seus medos, sempre alcançou seus objetivos porque nunca perdeu o foco.

Quando confessamos e confiamos a Deus nossas limitações e determinamos em nosso coração sermos pessoas melhores, mais dispostas e verdadeiras, somos presenteados com o amor e com o cuidado do Senhor. Buscar uma identidade em Cristo é obedecer a Palavra de Deus e viver a plenitude de Suas promessas:

“Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei” Js 1:5

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Relaxar...


Ah! Que vontade de sentar embaixo de uma árvore com sombra fresca. Repousar meus pensamentos e aquietar minha alma. Sabe quando ficamos em silêncio, fechamos os olhos e apenas sentimos o vento passar?! Ao fundo o som das águas caindo em cachoeira, talvez um pássaro cantando...Consegue se imaginar num lugar calmo assim? Consegue imaginar a sensação? Ah! É bom demais, apenas relaxar...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pensamento, palavras ao vento...

Falar, calar, beijar a boca, sussurrar... aproximar, abraçar, sentir a pele tocar... acreditar no sonho, lutar, viver, testemunhar... sentir paz, o coração pulsar, ah! ver o brilho no olhar.... despertar, trabalhar, vencer, tomar sorvete e se lambuzar... dançar, amar, ir pra cama comemorar... ver o sol nascer, ir pra praia, pular no mar, sentir a onda quebrar... correr na areia, caminhar... cantar uma música, sambar... ser feliz sem se preocupar... deixar o novo chegar....mal não vai causar e se fizer, ah! deixe ele pra lá... a vida sempre vai recomeçar! Nunca é tarde pra sonhar... viu só? Quantas coisas boas podemos pensar com um simples “ar”! rss
"...Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."

Fernando Pessoa

Bom dia, Senhor!




Por Karina Castilho

“És a nossa estrela da manhã, Cordeiro Santo que nos trouxe a paz.
Em Tuas mãos está todo vencer, resposta a todo àquele que clamar...”
(Trecho de louvor)

Acordar, espreguiçar, por uma fração de segundo sentir todo o seu corpo funcionar, abrir os olhos e dizer: Bom dia, Senhor!
Sair da cama, se arrumar, escovar os dentes, tomar um café. Esses movimentos são necessários quando saímos para o trabalho, para a escola, para um passeio e até mesmo para ficar em casa. Várias pessoas pensam que fazer isso todo dia é uma rotina, não tem mais graça, é pura obrigação. Mas nós podemos reinventar nossas manhãs glorificando a Deus pelo simples fato de estarmos respirando.

Você já teve essa experiência? É tão gostoso quando abrimos os olhos pela manhã e nossa primeira reação é dizer “oi” para Deus ou então cantar um louvor, mesmo em pensamento. O dia começa tão suave que podemos sentir a paz do Senhor em nós.
Quando ficamos cansados, saturados de nossas dificuldades, só existe um jeito de tudo ficar melhor: buscar ao Senhor. Palavras simples de agradecimento, demonstrações de amor também agradam a Jesus.

Na Bíblia, aprendemos em Salmos 90:12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio”. Em Provérbios 23:15, a Palavra do Senhor é tão íntima que desejamos ter Deus cada vez mais perto: “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio”. Isso é tremendo! Alegrar ao Senhor também é ser uma pessoa sábia.

Nossas atitudes estão ligadas com o coração. Em Mateus 12:34 somos orientados até na vigilância dos lábios: “...porque a boca fala do que está cheio o coração”.
Compartilhar com Deus nossa vida, não significa somente orar pedindo bençãos ou perdão, mas sim, deixá-lo fazer parte de nós, ser nosso amigo, nosso Pai. Dizer: bom dia Senhor ao levantar e boa noite ao deitar-se é uma verdadeira reverência ao dono das nossas vidas.

Como você tem se relacionado com Deus? Ele tem sido a primeira pessoa a receber o seu melhor? Busquemos ao Senhor para que nossas obras não sejam mortas e assim possamos ter o privilégio que Abraão teve e que está escrito em Tiago 2:23: “...E foi chamado amigo de Deus”. Amizade é relacionamento. Seja conhecido como amigo de Deus!

Deixar fluir...




Para mim, deixar fluir é sentir os dedos tocarem o mar, a brisa passar, o amor chegar. É querer um beijo, um pouco de aconchego, um travesseiro pra deitar. Fundamental é ter com quem caminhar, uma mão amiga pra segurar, alguém com quem orar. É chegar ao fim do dia e perceber que viver intensamente sempre vale à pena!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Saudade...

Aprendi que silêncio não é sinônimo de desprezo nem tão pouco a distância uma falta de amor...são apenas momentos da vida....situações que sempre esperamos passar e as pessoas que amamos voltar! Silêncio e distância são tão pequenos e fracos quando o amor e a saudade estão juntos!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

E começa mais uma jornada, mais um desafio...

O primeiro artigo é sobre um tema que me agrada muito, enriquece minha alma e me faz refletir...

TOC TOC TOC

Por Karina Castilho

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo”.(Apocalipse 3:20)

Ter Jesus na nossa casa, comendo conosco em nossa mesa, que presente maravilhoso! Você já pensou alguma vez na grandeza dessa linda palavra ou na prática, essa linda visita em sua casa?

Quando Jesus declarou essa palavra (Apocalipse 3:20), ele se referia a Igreja de Laodicéia que se encontrava fora dos planos de Deus. Uma igreja que acreditava ser auto-suficiente, mas que na verdade estava cheia de conceitos mundanos em seu interior. Então Jesus vem, com toda a sua sabedoria e diz que Ele está disposto a entrar na igreja e alimentar espiritualmente o seu povo. Que excelência de amor e graça podemos ver nessa atitude de Cristo!

O cuidado do Senhor com seus filhos é tão forte e verdadeiro, que mesmo encontrando a igreja machucada por seus próprios erros, Ele oferece ajuda de um modo muito singular. Repare que ao olhar para esse versículo, não vemos Jesus agindo com força ou grande repressão, mas sim com amor, sempre com amor.

TOC, TOC, TOC. É isso o que Jesus está fazendo hoje no coração da sua igreja. Nós somos a amada igreja do Senhor, nós somos o povo escolhido, a nação santa. É necessário nos esvaziarmos de todo o nosso “eu” e deixarmos o Espírito Santo de Deus entrar em nossas vidas.

Achar que somos auto-suficientes nos torna tão deficientes e fracos que passamos a encontrar dificuldades e problemas em tudo. Quando não estamos com os nossos olhos em Cristo, ficamos vulneráveis as investidas do maligno, então surgem o desconforto com alguma situação, inquietação, desavenças na família, no trabalho e em nossos relacionamentos.

Por um momento, imagine Jesus chegando em seu lar. Quantas coisas o Senhor pode restaurar somente com o perfume de suas vestes! Fale para Deus o quanto você o ama, o quanto está feliz por Ele estar na sua casa. Diga para o Senhor o quanto precisa dele para restaurar sua vida, sua família, seus sonhos!

Jesus está à porta e bate, deixe-o entrar. Prepare-se para receber Jesus em sua casa, cuide da igreja (seu corpo, sua vida) e apenas prepare a mesa, pois o banquete será por conta do Senhor.

TOC, TOC, TOC.