terça-feira, 9 de março de 2010

Mudanças de pensamentos e atitudes geram esperança!

Por Karina Castilho

Você já sentiu o “cheiro de esperança”? Eu já.
Estava passando por um momento difícil; sentia angústias, indecisões, tristezas e até dores físicas. Creio que todos já passaram por uma situação assim, ou até mesmo parecida, seja por algo ou alguém. Momentos de incerteza, desespero por respostas ou até vontade de realizar algo novo. Desafiar-se! Mas aí, ao olhar para sua limitação, seja ela qual for, acaba acreditando fielmente que o seu sonho ou projeto de vida está muito longe de acontecer. Às vezes, você nem tem mais sonhos. Encontra-se tão desmotivado ou quem sabe tão realizado em tudo, que nem alça projetos maiores. Deixe-me falar algo importante.

Quando enfrentamos situações assim, digo enfrentar porque é bem isso o que você deve fazer – acomodar-se ou acovardar-se definitivamente não é o melhor para você – é bem provável que as coisas comecem a mudar. Vai dizer que você nunca pensou: “Poxa! Se aquela pessoa mudasse minha vida seria melhor”; “Gostaria tanto de estar morando em outro lugar, fazendo outra coisa”, ou “Não consigo ser alguém melhor ou um profissional valorizado porque não tenho oportunidades – ou meu chefe é...”. Ráh! Acho que pensamentos lineares como esses já ocorreram ai na sua cabecinha. Pois bem! Quando isso acontece, você acaba perdendo um tempo danado murmurando, além de estar desvalorizando o que mais merece atenção e valor em todo o caos: VOCÊ! Isso mesmo. Ao se “preocupar” com os outros ou com o que deveria mudar no seu mundinho, acaba esquecendo-se de querer mudanças em você.

Ao morrer na cruz por todos, Jesus deu uma prova de amor indescritível, irrevogável e totalmente amável. Você existe porque Ele pagou o preço por sua vida. “O pecado que lhe traz a paz estava sobre Ele”. Então, como podemos ser tão egoístas em acharmos que as coisas só melhoram quando tudo ao nosso redor mudar? Você é o principal fator de mudanças. Foi por você que Jesus morreu e ressuscitou. É você quem importa e tem um valor máximo.

Ao abrir o nosso entendimento para esta verdade, e olha que não estou falando de religião, mas sim, de algo que é imutável - independe de crenças e opiniões: “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”. Ou seja, quando permitimos ser transformados e restaurados em nossos velhos conceitos de valores “mundanos”, que acabam se tornando mais fortes quando enfrentamos aquelas situações mencionadas no início, passamos a desejar fervorosamente uma mudança, ops*, percebe que a partir daí a esperança pode renascer?! A força surge a todo vapor. É tão boa a sensação de “eu quero viver, eu tenho muito pra realizar...”

A Bíblia diz que devemos "ter na memória aquilo que nos dá esperança”. O que tem ocupado a sua mente? O que te impede de ser uma pessoa determinada e cheia de esperanças? Em quem você tem depositado a sua confiança?

Vontade e fé para viver mais e melhor, aliadas com mudanças de pensamentos e atitudes geram em nós bons frutos, inclusive o da esperança. E ai? Já consegue sentir o “cheiro de esperança” em sua vida?

Continua...

2 comentários:

  1. 'Deixe-me falar algo importante.' - Me senti lendo Max Lucado! Você escreve muito bem, Karina. Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Bebé...obrigada por sua visita ao blog e também pela demostração de carinho ao elogiar o texto.
    Sigo tentando, caminhando... quem sabe um dia!
    bjos

    ResponderExcluir